Inaugurado em 1° de dezembro de 1988, o Teatro Alfredo Mesquita foi projetado para apresentações de espetáculos de dança, teatro infantil e adulto e abriga uma orquestra de até 20 músicos. Foi batizado com esse nome em homenagem ao advogado, escritor e teatrólogo Doutor Alfredo Mesquita (1907–1986), fundador da Escola de Arte Dramática.
Construído pelo Prefeito Jânio Quadros, num terreno vago da Prefeitura de São Paulo. Hoje é utilizado em apresentações de espetáculos de dança, teatro e abriga uma pequena orquestra.
Crítica
Em 28 de setembro de 2014, foi publicado na Folha de S.Paulo o resultado da avaliação feita pela equipe do jornal ao visitar os sessenta maiores teatros da cidade de São Paulo. O local foi premiado com três estrelas, uma nota "regular", com o consenso: "Fica próximo à praça Campo de Bagatelle, faz parte das salas administradas pela prefeitura e distribui ingressos grátis em algumas peças. O ponto fraco é que não oferece estrutura para atender ao público que aguarda pelo início da peça — não há bonbonnière nem espaço suficiente na sala de espera. O número de banheiros também não é suficiente."